Índice

 

 

Criando orçamentos

 

O CashPreview lhe permite criar orçamentos na forma de documentos que armazenam suas previsões de gastos ou recebimentos para um determinado período.Você pode informar os valores orçados por receitas/despesas ou por centros de custo/lucro. O período informado para o orçamento pode ser relativo à data de referência ou à data de realização dos lançamentos.

 

Ao abrir um relatório de orçamentos, o seu banco de dados será consultado e o relatório exibirá: os valores orçados, o que foi lançado e o que se realizou no período do orçamento. Estas informações serão mostradas em números e graficamente para maior facilidade de visualização.

 

Para criar um novo orçamento, clique no menu "Operações" e em "Criar orçamento". A janela do assistente de criação de orçamentos será exibida.

 

Assistente de criação de orçamentos

 

Abaixo está a janela do assistente de criação de orçamentos.

 

 

Na janela acima, você inicia a criação de um documento de orçamento. Nesta primeira tela, você informa o título do relatório e o período coberto por ele. Dependendo da escolha "Por data de referência" ou "Por data de realização", o programa exibirá o andamento do seu orçamento com base nos lançamentos que têm data de referência ou data de realização dentro do período informado respectivamente. Como tipo de orçamento, você pode escolher um orçamento em que os valores serão orçados por receitas/despesas ou por centros de custo/lucro. Dependendo desta opção, o conteúdo da próxima tela exibirá todas as suas receitas e despesas cadastradas ou todos os seus centros de custo/lucro.

 

Uma vez fornecidas todas as informações nesta tela, clique no botão "Avançar" para ir para a próxima etapa. A próxima tela é exibida como abaixo.

 

 

Acima está um exemplo onde alguns itens de despesas estão com valores informados e também apresentando um pequeno "S" na coluna mais à esquerda. Isto significa que estes itens já estão com valores estipulados para o período e a presença do "S" indica que estão selecionados para aparecerem no relatório do orçamento.

 

Para informar ou modificar o valor para um item, basta clicar sobre a célula do valor na grade e digitar o valor. Se for uma receita, o valor assumirá o sinal positivo, se for uma despesa, o valor assumirá um valor negativo.

 

Para selecionar ou desselecionar um item, basta clicar com o mouse sobre a célula mais à esquerda. Se estiver não-selecionado, aparecerá um "S", se estiver selecionado, o "S" desaparecerá tornando o item não-selecionado. Sempre que o valor de um item é alterado, ele se torna selecionado.

 

Na grade acima aparecerão sempre os itens atualmente existentes no cadastro. Após salvar o documento de orçamento e reabri-lo após alguns dos itens terem sido excluídos, eles aparecerão em vermelho para indicar que o seu orçamento foi afetado por algumas exclusões no cadastro de receitas/despesas ou de centros de custo/lucro.

 

Após ter salvado o orçamento, o botão "Relatório" se tornará habilitado. Clicando nele, o relatório de acompanhamento do orçamento será exibido.

 

Relatório de acompanhamento do orçamento

 

Este relatório exibe cada um dos itens que foram selecionados para serem listados no relatório e quatro colunas onde se tem, para o período do orçamento, os seguintes valores: o valor orçado, o valor lançado (incluindo o que foi baixado como não-realizado) e o valor do que já foi baixado como realizado. Na quarta coluna, são mostradas, graficamente, as porcentagens do lançado e do realizado relativamente ao valor orçado para cada item.  Sempre que o espaço permite, ao lado da barra que mostra o gráfico da porcentagem, é exibida a porcentagem. Se o número tiver mais algarismos do que o espaço comporta, uma seqüência de traços é exibida. No caso de haver um estouro do valor orçado ou de haver uma inversão de sinais entre o valor orçado e algum dos outros valores, uma letra "E" é exibida antes da barra. Veja abaixo um exemplo destas colunas:

 

 

Após ter um arquivo de orçamento salvo, você poderá editá-lo clicando no menu "Operações \ Aterar orçamento". Uma janela se abrirá para que você informe o arquivo que deseja editar.

 

Para visualizar um relatório de orçamento, você também pode utilizar o menu "Relatórios \ Relatório de orçamento" e informar qual documento de orçamento pretende exibir como relatório.

 

Veja a seguir, como pesquisar o que já foi feito com os lançamentos num período ou mesmo como levantar todo o histórico de um único lançamento em:

 

Pesquisando históricos de lançamentos por contas ou por tipos de receitas e despesas


SilentIdea - mensagens subliminares
Use-as a seu favor para adquirir hábitos e atitudes saudáveis.
http://www.silentidea.com.br

 

Promérito - cargos e salários
Consultoria na criação do plano de cargos e salários da sua empresa.
http://www.promerito.com.br