Índice

 

 

Auditando o uso do sistema

 

Você poderá pesquisar o histórico das intervenções feitas nos lançamentos segundo uma variedade de critérios do mesmo modo como faz com os extratos. A diferença é que os extratos mostram as previsões feitas para o período informado, enquanto os históricos das intervenções mostram os lançamentos que foram feitos no período informado e as operações que os afetaram. O primeiro critério deve ser o tipo de conta. Se o histórico das intervenções visar as contas de manutenção de capital, você deve clicar no menu ?Relatórios \ Auditando o uso do sistema? e, a seguir, em ?Intervenções Por Conta de Capital?. No caso de o histórico visar os tipos de receitas e despesas, você deve clicar no menu ?Relatórios \ Auditando o uso do sistema?  e, a seguir, em ?Intervenções Por Receitas e Despesas?. Você será apresentado, então, à janela de opções de pesquisa. Veja abaixo a janela de opções para o caso de você selecionar a pesquisa de   intervenções por receitas e despesas.

 

 

Nesta janela, você poderá configurar o modo como será feita a sua pesquisa de históricos. As contas serão exibidas na árvore e você poderá selecioná-las clicando sobre elas para que apareça o sinal de seleção no seu ícone como se vê no item ?Despesas? na janela acima. Caso não selecione nenhuma, o sistema entenderá que você quer que sejam listados os lançamentos de todas as contas no período informado. Você poderá optar por exibir ou não as subcontas das contas selecionadas ou direcionar a pesquisa apenas para os lançamentos baixados como não-realizados. Exibindo apenas os não-realizados, você poderá saber quais as receitas ou despesas previstas que não se confirmaram para que tome as providências que necessitar de serem tomadas. Caso queira pesquisar os históricos de intervenções nos lançamentos que contenham determinado texto no histórico, você poderá informar o texto na caixa de texto ?Somente os lançamentos que tenham a expressão abaixo no histórico:?. Informe a data inicial e final do período a ser pesquisado e clique no botão ?OK? para abrir a janela de históricos. Veja esta janela abaixo.

 

 

Acima você vê um exemplo de históricos listados. Na primeira coluna, você tem a data e hora em que a operação se realizou. Na coluna ?Operação?, você tem a descrição da operação que deu origem ao histórico de cada linha. A operação de inclusão do lançamento é descrita como ?Lançamento?. Quando uma baixa é dada no lançamento, a operação descreve que tipo de baixa foi dada. No caso das baixas simples, você terá ?Baixa Realizado? ou ?Baixa Não-realizado?. Porém, além destas baixas, você também pode dar baixas parciais, onde o saldo não baixado pode ser lançado mais adiante ou simplesmente ignorado. Caso lance o saldo para outra data, a operação será descrita como ?Baixa Parcial Com Resto?, caso o saldo fique ignorado, a operação será descrita como ?Baixa Parcial Sem Resto?.

 

Nas colunas mais à direita (não visíveis na tela acima), você terá como ficaram os saldos das contas e o saldo global após a operação ser feita. A informação do saldo global só é exibida para usuários do tipo administrador. Nesta tela, os valores negativos (saídas) são representados entre parênteses. Por fim, na última coluna à direita, você tem a informação que identifica o usuário realizador da operação.

 

Tanto na janela acima, como nas janelas de pendências e de extratos, ao clicar com o botão direito do mouse sobre um lançamento, lhe será exibido um menu com a opção de ver os históricos somente daquele lançamento. Clicando no menu, a janela acima se abrirá exibindo o histórico das operações realizadas naquele lançamento desde a sua inclusão.

 

No caso de fazer qualquer alteração em outra janela que afete os dados exibidos na janela de extratos, ela será atualizada automaticamente ao ganhar o foco, mas você poderá comandar a atualização da pesquisa para que os dados reflitam as mudanças no banco de dados a qualquer momento clicando no botão ?Atualizar Pesquisa?.

 

Veja, a seguir, como utilizar diferentes bancos de dados e como informá-los com o CashPreview em:

 

Multi-empresa e múltiplos bancos de dados


SilentIdea - mensagens subliminares
Use-as a seu favor para adquirir hábitos e atitudes saudáveis.
http://www.silentidea.com.br

 

Promérito - cargos e salários
Consultoria na criação do plano de cargos e salários da sua empresa.
http://www.promerito.com.br