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Examinando movimentações por centros de custo/lucro

 

Além dos extratos por centros de custo/lucro, você também pode visualizar os lançamentos agrupados e totalizados por centro de custo/lucro num dado período das previsões. Para isto, clique no menu "Relatórios" e em "Movimentações por centro de custo/lucro". Na janela de seleção de critérios, informe o período a ser considerado e escolha o critério que lhe interessar. Caso não selecione critério algum nem centros de custo/lucro, todos os lançamentos que possuam informação de centro de custo/lucro serão exibidos e agrupados. Observe que os lançamentos exibidos neste relatório são apenas aqueles que contêm informação de centro de custo/lucro, diferentemente dos extratos que listam também os que não possuem esta informação (a menos que você selecione explicitamente todos os centros de custo/lucro antes de extrair o extrato). Veja abaixo a janela de seleção de critérios e, a seguir, um exemplo do relatório de movimentações por centro de custo/lucro.

 

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Na janela acima, dois centros de custo/lucro estão selecionados e está marcada a opção para exibir seus subitens. Repare, no canto superior direito da janela, o botão de inverter seleção. Ele pode ser usado para desmarcar os itens selecionados e selecionar os que não estão selecionados. Isto é útil quando se quer selecionar todos os itens exceto alguns poucos.

 

Abaixo, veja um exemplo de relatório gerado a partir da seleção acima:

 

 

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No relatório acima, os centros de custo/lucro são exibidos na forma de uma estrutura de árvore. Cada centro tem o seu nome exibido em negrito na coluna "Histórico" e uma indicação do seu nível hierárquico na coluna "Receita/Despesa". Os lançamentos feitos diretamente no centro aparecem após o seu nome. Abaixo dos lançamentos, é exibido um total parcial, que corresponde à somatória dos lançamentos feitos no centro. Em seguida, aparecem o total dos lançamentos feitos nos subitens do centro (quando houver) e um total, que corresponde à soma dos lançamentos no centro e dos lançamentos nos seus subitens. Na seqência da estrutura de árvore são exibidos os subitens do centro com seus respectivos lançamentos e totalizações. Ao final do relatório, temos um total geral do que foi apresentado. Os totais são apresentados sempre em duas colunas: "Entradas" e "Saídas" e o acumulado vai sendo apresentado na coluna mais à direita.

 

Veja a seguir, como criar documentos de orçamento em:

Criando orçamentos