Índice

 

Baixando as previsões como realizadas ou não

 

Após fazer seus lançamentos de previsões de entradas ou saídas, eles estarão no estado indefinido no que diz respeito à realização ou não. O sistema considerará as previsões dos lançamentos sempre como realizadas para efeito de cálculo de extratos, saldos e balanços, a menos que você informe que elas não se realizaram. A qualquer momento você poderá clicar no menu ?Operações? e, em seguida, em ?Pendências e Baixas? para abrir a janela de lançamentos pendentes para baixa. O mesmo efeito será obtido clicando no quinto botão da barra de ferramentas. Na janela de lançamentos pendentes para baixas, serão listados os lançamentos com data de referência anterior ou igual à data atual que ainda não foram baixados. Nela, você poderá baixar os lançamentos como realizados ou não-realizados. Veja abaixo a janela que lista os lançamentos pendentes para baixas.

 

 

Acima você vê um exemplo de lançamentos que foram recém baixados e de outros que ainda estão por baixar. Após um lançamento ser baixado como realizado, a coluna ?Realizado? mostrará a letra ?S? simbolizando um ?Sim? para a sua realização. No caso de o lançamento ser baixado como não-realizado, a mesma coluna mostrará um ?N? simbolizando um ?Não? para a sua realização. Enquanto um lançamento estiver a espera da baixa, ele mostrará um sinal de interrogação na coluna ?Realizado?.

 

Para baixar um lançamento, selecione-o da lista e clique no botão ?Baixar?. A janela de baixas, a seguir, será exibida para que você escolha o tipo de baixa a ser feita.

 

 

Caso sua escolha de baixa seja ?Parcialmente?, você poderá informar o valor baixado e a data em que efetivamente a previsão se realizou. Ao clicar no botão ?OK?, será exibida a janela abaixo que lhe permitirá decidir o que fazer com o saldo que não foi baixado.

 

 

Caso sua opção seja por ?Criar novo(s( lançamento(s) para baixar o resto futuramente?, o resto será exibido na janela de lançamentos para que você decida se o lança como um único lançamento ou clica no botão ?Parcelar? para criar múltiplos lançamentos em datas futuras. Ao final da operação, o lançamento original será alterado para conter o valor e data da parte baixada e o saldo será lançado na forma de uma ou mais previsões para baixas futuras.

 

Após baixar um lançamento, caso você erre na baixa, poderá selecionar o lançamento na lista e clicar no botão ?Remover Baixa?.

 

Se quiser estornar o lançamento, selecione-o na lista e clique no botão ?Estornar?.

 

Para alterar um lançamento, selecione-o da lista e clique no botão alterar e uma janela se abrirá exibindo o lançamento no modo de alteração.

 

Clicando no botão excluir, o lançamento selecionado será excluído.

 

É importante lembrar que qualquer destas operações que sejam feitas serão sempre gravadas no histórico dos lançamentos afetados onde constará a data e hora da operação, o tipo de operação e o usuário que a realizou.

 

Se quiser, você poderá imprimir a lista dos lançamentos exibidos clicando no botão ?Imprimir?

 

Veja, a seguir, como visualizar suas contas a pagar e a receber em:

Contas a pagar e a receber e não-realizados


SilentIdea - mensagens subliminares
Use-as a seu favor para adquirir hábitos e atitudes saudáveis.
http://www.silentidea.com.br

 

Promérito - cargos e salários
Consultoria na criação do plano de cargos e salários da sua empresa.
http://www.promerito.com.br