Índice

 

Pesquisando balanços

Os balanços representam o total movimentado em um determinado período.   Para pesquisar os balanços, clique no menu ?Relatórios? e, a seguir, em um dos relatórios de balanços desejado. Veja abaixo um exemplo da janela de opções de pesquisa de balanços para receitas e despesas.

Se você desejar saber qual o montante, por exemplo, de gastos realizados com um tipo de despesa, poderá selecionar a conta da despesa na janela acima e solicitar seu balanço no período que lhe interessar. Quando uma conta possuir subcontas, você poderá escolher se quer que o balanço desconsidere o movimento nas subcontas para saber apenas o montante dos lançamentos feitos na conta. Você também poderá escolher que o balanço exiba apenas o total das previsões baixadas como não realizadas, ou o contrário, apenas os baixados como realizados. Caso queira que o balanço se limite aos lançamentos que contenham uma certa expressão no histórico, também poderá informar a expressão em ?Somente os que tenham a expressão abaixo no histórico?. Nas opções "Por data de referência" e "Por data de realização", você informa que tipo de data informada nos lançamentos deve ser considerada para selecionar os lançamentos que pertencem ao período coberto pela data inicial e final. Em ?Data Inicial? e ?Data Final?, você informa o início e o fim do período a ser considerado no balanço.

Uma vez feitas as suas opções, clique no botão ?OK? para ver surgir a tela de balanços conforme exemplificada abaixo.

Caso você clique com o botão direito sobre uma conta, um menu lhe será exibido permitindo que você opte por ver o balanço de todos os lançamentos feitos no tipo de receita/despesa em cada conta de capital. O inverso pode ser obtido se a janela de balanços for a de contas de capital, ou seja, clicando com o botão direito do mouse sobre uma conta de capital na janela de balanços, você poderá ver o balanço de receitas e despesas lançados na conta.

Além da forma exibida acima, você também poderá ter uma visão gráfica dos balanços. Para isto, clique no menu "Relatórios" e escolha a opção "Gráficos de balanços" para gerar os balanços em modo gráfico. Veja abaixo um exemplo de gráfico de balanço de contas de capital:

Na figura acima, você tem barras verdes e vermelhas indicando, respectivamente, valores positivos e negativos para cada conta no período considerado. As barras quadriculadas em azul e vermelho indicam, respectivamente, valores positivos e negativos para o balanço das subcontas da conta mostrada na linha. Os valores são mostrados em negrito para indicarem o valor do balanço na conta e não-negritados para indicar o valor do balanço das subcontas.

Veja a seguir, como examinar movimentações agrupadas por clientes e fornecedores em:

Examinando movimentações por clientes e fornecedores

SilentIdea - mensagens subliminares
Use-as a seu favor para adquirir hábitos e atitudes saudáveis.
http://www.silentidea.com.br

 

Promérito - cargos e salários
Consultoria na criação do plano de cargos e salários da sua empresa.
http://www.promerito.com.br