Índice

 

Codelines CashPreview 3.0

Apresentação

CashPreview é uma aplicação para previsão de gastos e recebimentos onde você cadastra suas contas bancárias, de cartões de crédito e o caixa no cadastro de contas de capital. Nos tipos e subtipos de receitas e despesas, você cadastra os tipos de gastos e recebimentos que habitualmente lhe ocorrem. À medida que você lança suas previsões de entradas ou saídas, o CashPreview vai atualizando o saldo da conta de capital para onde o dinheiro se destina ou de onde ele sairá. Também é atualizado o saldo global e o saldo da conta de receita ou despesa usada para indicar no que foi gasto ou de onde venho o capital. No lançamento, você também tem o histórico e um campo para digitar o número de um documento que se relacione com a transação. Além de lançamentos simples, o sistema lhe permite criar lançamentos parcelados e lançamentos com repetições.

Ao fazer um lançamento, além das informações sobre a conta de capital e o tipo de receita/despesa, você pode informar opcionalmente um centro de custo/lucro e um cliente/fornecedor. O valor lançado será contabilizado no saldo do centro de custo/lucro e do cliente/fornecedor.

No ato do lançamento, você informa uma data de referência e uma data de realização (vencimento) para o lançamento. Isto lhe permitirá extrair relatórios que lhe mostrem dados sobre o período a que competem os lançamentos ou sobre o período em que eles se realizarão.

Após ter feito seus lançamentos, o CashPreview lhe oferece a possibilidade de baixar as previsões lançadas como realizadas ou não. Se uma previsão lançada for dada como não-realizada, o CashPreview desconta o seu valor dos saldos da conta de capital e da conta de receita ou despesa informadas no lançamento. Os saldos global, de centro de custo/lucro e de cliente/fornecedor também são atualizados. Você poderá fazer a baixa parcial e decidir se lança ou não o resto para outra data. O CashPreview lhe permite inclusive modificar outras informações sobre o lançamento no momento da baixa, tal como a data em que efetivamente a previsão do lançamento se realizou.

Com o CashPreview, você pode exibir o extrato detalhado dos lançamentos no período desejado e demonstrativos de entradas e saídas. Também é possível exibir o balanço das contas num período e o saldo em determinada data. Tanto os extratos, os balanços como os saldos podem ser pesquisados seguindo critérios variados. Você poderá fazer a pesquisa para todas as contas ou apenas um grupo de contas selecionadas. Poderá exibir ou não a pesquisa para as subcontas, incluir ou não os lançamentos das subcontas nos cálculos de balanço, pesquisar por expressão contida no histórico, número de documento, etc.

Além dos relatórios existentes no CashPreview, você também poderá copiar o banco de dados (arquivo em que residem as informações lançadas) sem proteção de senha para que possa gerar outros relatórios que lhe interessem especificamente.

Um outro recurso do CashPreview são os históricos de cada operação feita com os lançamentos. Você tanto poderá obter os históricos dos lançamentos feitos num período determinado, como de um único lançamento selecionado na tela de extratos ou de baixas pendentes. Isto lhe permite tirar dúvidas sobre o que foi feito com o lançamento original, quando e por quem.

CashPreview lhe dá também a possibilidade de executá-lo num ambiente de rede com múltiplos usuários. Há dois tipos de usuários: administradores e comuns. Os usuários administradores têm permissões para todo tipo de operação no sistema, mas os usuários comuns podem ser criados com permissões restritas ao nível de cada conta ou tipo de receita/despesa. Assim, você poderá ter usuários com acesso a determinadas contas para fazer lançamentos, baixas e consultas, e a outras apenas para fazer consultas.

Caso sua necessidade seja de trabalhar com múltiplas empresas separando totalmente os lançamentos feitos para cada empresa dos lançamentos feitos para as demais, o CashPreview também pode ser usado deste modo. Basta criar um banco de dados diferente para cada empresa e informá-lo já na janela de login. Mesmo após ter feito login no banco de dados de uma empresa, caso queira sair daquele banco de dados e entrar em outro, não será necessário sair do sistema, mas basta acessar o menu ?Operações \ Novo login? na janela principal para entrar nas contas de outra empresa. Outra característica útil combinada com esta é a possibilidade de importar o plano de contas já existente em um banco de dados antigo para outro recém criado.

As janelas do CashPreview são bastante simples e fáceis de usar, oferecendo-lhe a comodidade de poder abrir tantas janelas de pesquisa quantas você queira. Desta forma, você pode visualizar e comparar diferentes informações ao mesmo tempo.

Além dos recursos que o CashPreview lhe oferece por si, você também pode estender estes recursos caso tenha um programador a seu serviço. Isto porque o CashPreview possui um componente que permite a criação de outros programas que enviem e coletem dados do CashPreview de forma segura. Veja mais sobre isto no tópico "Ajuda para desenvolvedores" neste mesmo arquivo de ajuda.

A seguir, aprenda mais detalhes sobre como usar o programa em Usando o CashPreview .


SilentIdea - mensagens subliminares
Use-as a seu favor para adquirir hábitos e atitudes saudáveis.
http://www.silentidea.com.br

 

Promérito - cargos e salários
Consultoria na criação do plano de cargos e salários da sua empresa.
http://www.promerito.com.br