Índice

 

Criando consultas SQL

Um recurso avançado do CashPreview é a possibilidade de se usar a linguagem SQL de consultas a bancos de dados para gerar outros relatórios além daqueles já existentes no sistema.

SQL é uma linguagem relativamente simples de se aprender e que oferece grandes recursos de seleção de informações, ordenação, agrupamento e totalização dos dados segundo critérios variados. Uma introdução à SQL pode ser encontrada no tópico SQL Linguagem Estruturada de Consultas .

No menu "Operações \ Nova consulta SQL", o usuário tem acesso a uma janela de criação de consulta SQL. Nesta janela, o usuário deve digitar um título que sirva para identificar o propósito da consulta e, logo abaixo, o texto da consulta na linguagem SQL. Feito isto, ao clicar-se no botão "Executar consulta", o banco de dados será consultado e os dados serão retornados em uma grade. Estes dados poderão ser exportados para o Excel na forma de uma planilha. A consulta também poderá ser salva em um arquivo tipo txt e ser reaberta em outra ocasião. Para isto, clique no botão "Salvar consulta" e dê um nome para o arquivo a ser salvo.

Após ter uma consulta salva em um arquivo, é sempre possível abri-la para comandar a sua execução. Isto é feito usando o menu "Operações \ Abrir consulta SQL". Na janela que se apresentar, deve-se informar o arquivo da consulta salva a ser aberta.

Ao abrir uma consulta, é possível editar alguns dos seus parâmetros, tais como datas, intervalos de valores, etc. Querendo que as alterações sejam gravadas, deve-se clicar no menu "Salvar consulta", de outro modo as alterações servirão apenas para aquela execução.

Nas consultas SQL criadas no CashPreview, você pode usar a cláusula PARAMETERS da linguagem SQL para definir parâmetros que o CashPreview deverá solicitar ao usuário sempre que ele comandar a execução da consulta. Isto facilita a vida do usuário que não precisará editar a consulta para executá-la e impede erros comuns em consultas complexas.

Na janela de criação de consultas, também é possível introduzir comentários que orientem o usuário da consulta sobre o significado dos parâmetros e das informações retornadas.

Veja, a seguir, como registrar o CashPreview para ter condições de tirar melhor proveito dos seus recursos em:

Registrando o CashPreview